julho 30, 2010

FECHADO PARA REFORMA


O "noturno" vara a noite silvando surdamente. Carrega em seu bojo seres humanos que roncam, sacolejam a cada grito de um pesadelo íntimo, na ante-véspera da metamorfose.
Companheiros, sem o mesmo destino, ajeitam-se como podem. Homens, mulheres, crianças, esperam o passar do tempo e dos trilhos.
A locomotiva arfa, bufa, despeja fogo, fumaça, fagulhas. Os vagões de madeira estam. E o embate das rodas contra o aço dos trilhos é a sinfonia que abafa o som do universo.
O martelar constante do trepidar do trem hipnotiza os passageiros. Lentamente, aprofundam-se num mundo de lembranças e sonhos.
João busca alívio para a dor da partida, o largar para trás uma cidade, esperanças.
Embarcara de madrugada, na friorenta estação de Mariana. Não havia ninguém para acenar. Carregando solitário suas malas e mágoas, subira rápido no trem, antes que partisse sem levá-lo, como num pesadelo...
No vagão repleto e escuro, vê rostos cansados, a palidez do sono, olhar esgazeado do sonâmbulo, o desespero estampado na face do insone.

E Paulo permanece longo tempo na praça, sentado no banco de granito. Abatido. Não adivinhava sua próxima "tragédia", ir para um seminário. A revelação maior ressoava aos seus ouvidos: "Estou grávida!"


Cabisbaixo, à espera do trem que vem do Rio de Janeiro, Paulo é praticamente despachado como uma encomenda. Mal a composição pára pula para dentro do vagão, alheio ao movimento dos passageiros. Despedidas ríspidas, ressentidas. O trem dá a partida. Vira-se para o companheiro de plotrona. Dorme. Alivia-se. Não deseja falar, sorrir, ser cortês, com ninguém, até o fim da viagem.

SEMINÁRIO DE MARIANA, destino comum dos dois.

Rose passa os dias à janela. Como toda jovem de Mariana sonha com outras terras, paragens, conseguir um bom casamento. Meiga, educada, filha única de um casal tranquilo, de vida bem assentada e de tradicional família da cidade. Recatada, distrai-se em conversas com amigas. A maior ousadia, é desfilar no "footing" após a missa de domingo na Catedral da Sé. A diversão delas é flertar com rapazes galantes. Participa dos corais da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Vive num mundo de fantasias, o tempo passando lentamente. Vibra com o nascer do sol e se enternece com o crepúsculo. Nos dias de chuva acompanha o correr das águas pelo calçamento de pedras pé-de-moleque, observando os círculos formados pelos pingos nas poças, o gotejar das telhas. Inspira com deleite o cheiro úmido da chuva, arrepia-se com frio. Exitada, molha o rosto com os respingos. Em noites insones observa as estrelas, o firmamento, o universo. Como das outras vezes, à espera do inusitado, em noite de lua cheia, brilante, instigadora da imaginação. Escuta pisadas apressadas. Um sombra, esgueirando-se pela rua deserta. Deseja detê-lo. Curiosa em saber do que foge, debruça-se na janela. Um vento fino bate no rosto, mexe-lhe os cabelos soltos. A leve camisola tremula sobre o corpo delgado. O estranho aproxima-se desajeitado, cambalente. Tropeça e cai. Depois de algum tempo ajeita-se, sentado na calçada. Receosa, mas querendo fazer contato, assovia. Ele mal levanta a cabeça. Assovia novamente, expondo-se mais, abrindo de todo os batentes. Nota o olhar ansioso dele. Enrubesce ao ser localizada. Refugia-se, emoldurada pela escuridão do quarto. puxa a cortina.






2 comentários:

Anônimo disse...

Gosto de João e de seu jeito atabalhoado de querer ser. De uma maneira geral, o personagem identifica-se. Mais em seus monólogos que nos seus relacionamentos, acho. Talvez falta aos outros a força que sobra no interlocutor. Parece-me que Maurício, Paulo e Márcio merecem ser desenvolvidos, como o foram, qualitativamente, Ana , Beatriz, e, quantitativamente.
Na primeira parte, a situação familiar poderia dispensar alusões à classe média, evidenciada nas ações. O colégio marista, com seu retiro espiritual, é mais demonstrativo da mentalidade dominante do que todas as referências a novenas, promessas e orações.
A segunda parte começa com uma das páginas mais bonitas em que já botei os olhos: o nascimento. Na essência, perfeita. A forma, um tanto rebuscada, se a compararmos com o restante. Loren tem alguma coisa que soa falsa. ela é inteligente, resoluta, meiga, arrebatada e fria? Mariá é a paixão, Rose é a paz intermitente, Ana é a ambigüidade. Ah, ia esquecendo do quão fascinante é a pureza de João! Desde o momento em que, culposamente, espia o modelo que posa nua, passando por todos os arroubos - amorosos ou não, sua entrega é total. Reconheço ser fácil burilar o trabalho alheio. Estas devem ser consideradas apenas como impressão da amiga que se sente feliz por ter conhecido essas pessoas criadas por você.

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

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