setembro 17, 2010

O VELHO MACACO


O homem é um quadrúpede. Ao postar-se ereto, transformou-se. Que atitude provocou este gesto? Na evolução do homem existe um elo perdido. A ciência tenta descobrir este ser em mutação. Mas acredito não ter sido um novo ser que fez a ligação. Foi uma interferência.

A fantasia do homem engendrou várias estórias e lendas. O mito de criação do mundo, com o surgimento do primeiro homem -e consequënte casal, Adão e Eva. A tentativa de alcançar o fruto proibido no alto da árvore não seria um desejo de retornar ás origens?

Na capela Sistina (Basílica de São Pedro) em Roma a pintura da criação do homem, expressa por Michelangelo, com o toque mágico do dedo de Deus com o do homem não demonstra uma ascendência divina?

No filme "A odisséia do espaço" o macaco fica de pé ao lançar o osso (fêmur) para o espaço que evolui para uma imagem surrealista de um grande retângulo metálico, onde é gerado o novo ser.

A Torre de Babel construída para o homem chegar ao céu. A exploração do universo, inaugurada com a ida à LUA. E as viagens planetárias prosseguem em busca dos planetas Marte, Vênus etc...

Não demonstra isto um desejo imperioso do homem da descoberta? De romper fronteiras?

setembro 08, 2010

RETALHOS

Lembranças
de tempos perdidos
hoje
amanhã
talvez um dia amor.


a morte sorri
pelos cantos
sedutora
amante pérfida


Para quê a flor?
Se existe a bomba


O casebre onde moro
- O meu palácio encantado
permanece inquebrantável.