fevereiro 16, 2020

Cândida de Gusmão Cerqueira de Menezes

Cândida de Gusmão Cerqueira de Menezes


      Nasceu na cidade de Campos (RJ), em 17 de julho de 1901, e mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, dedicando-se à atividade como Cândida.
      Matriculada no Liceu de Artes e Ofício, em 1918, inscreveu-se, posteriormente, na Escola Nacional de Belas Artes.
     A pintora Cândida viveu intensamente os movimentos de renovação artística das décadas de 20 e 30, época em que integrou os grupos que fundaram o NÚCLEO BERNARDELLI e a Associação dos Artistas Brasileiros, e participou dos movimentos de apoio à Casa dos Artistas.
Do livro Núcleo de Bernardelli – Arte Brasileira nos anos 30 e 40, de Frederico Morais – Edições Pinakotheke, ressalta-se a afirmação de Edson Motta, primeiro presidente do Núcleo: “...graças à compreensão de um grupo de moços, resolvemos levar a efeito uma jornada na qual provocamos os rumos que serão plantados nesta época de renovações esperançosas, que, cremos nós, determinará a grande época das artes brasileiras”, dizendo, sobre a pintora: “Cândida Cerqueira foi sempre muito ativa nas manifestações do Núcleo contra a pressão dos grupos acadêmicos encastelados no Salão Nacional de Belas Artes e na própria escola”.
    Caracterizou-se como paisagista. Em longo comentário, publicado no Diário de Notícias de 29/01/1933, Elze Massa destaca a obra de Cândida Cerqueira, que “mais uma vez comprovou a largueza de inspiração e a coragem de feitura, notando-se a acentuada energia nas paisagens, onde as árvores nervosas parecem viver na plenitude da selva. Esta pintura se caracteriza pelo lilás. É um toque de melancolia no entusiasmo de nossas cores”.
Concorreu em várias exposições coletivas, como Salão Oficial de Belas Artes, Salão Nacional de Belas Artes, Salão Nacional de Arte Moderna a partir de 1961 até 1964, Salão Fluminense de Belas Artes, Salão Paulista, Salão Carioca e Feira Mundial de New York (1939). Realizou várias exposições individuais, inclusive algumas com seu esposo, também premiado pintor, José Barreto de Menezes (J.Menezes).
Obteve os seguintes prêmios no Salão Oficial do Rio de Janeiro: Menção Honrosa, Medalha de Bronze e Prêmio Ilustração Brasileira. No XLIII Salão Nacional de Belas Artes, em outubro de 1937, recebeu medalha de Bronze, por unanimidade, com a obra “ESTALEIRO NITERÓI”.
Cândida integrou o grupo de jovens pintores na EXPOSIÇÃO DOS CINCO, que, de acordo com Paschoal Carlos Magno, iniciou um movimento pela renovação nas artes, no final de 1930, com o objetivo de “criar qualquer coisa de novo, de flamejante, qual se não quebrasse, ao menos agitasse, o marasmo artístico do momento”; e, em janeiro de 1933, destacou-se na EXPOSIÇÂO DOS SEIS ARTISTAS promovida pelo Studio Eros Volúsia.
    Participou, ainda, da exposição “EVA NO SALÂO DE 1926”, na Escola Nacional de Belas Artes e, ativamente, como Secretária do Departamento Feminino, da organização dos 1˚ e 2˚ SALÕES FEMININOS DE BELAS ARTES promovidos pela Sociedade Brasileira de Belas Artes (junho/1931 e Julho/1939, respectivamente).
Mais um prêmio de Cândida: a medalha de Bronze no Salão Municipal de Belas Artes, em 1954, organizado pela Sociedade Brasileira de Belas Artes, com o trabalho “LENHADORA”.
Em setembro de 1931, com a presença da Sra. Getúlio Vargas, Darcy Vargas, e em homenagem a Olavo Bilac, teve, na redação da revista Flamma, u’a mostra dos seus quadros na Quinzena Cândida Cerqueira.

    Cândida faleceu no Rio de Janeiro, com 93 anos, em 29 de junho de 1994.

    Ela nos deixou um legado: sua luta pelo reconhecimento do valor do trabalho da mulher, que pode ser avaliada pelo depoimento ao jornal Diário de Noticias, em 12 de junho de 1931: “O Salão Feminino, que pela primeira vez se effectua no Brasil, é mais uma das manifestações de pujança do idealismo feminino dos últimos tempos: idealismo que se vae concretizando na cultura da inteligência e na applicação dos sentimentos estheticos. A alma da mulher sempre sensível ao bello, não se limita, agora, a admirar, quer também criar. E os seus dedos de fada, que sabem dar forma e movimento ás impressões da natureza que mais a abalam e emocionam. Estou certa de que a iniciativa do Salão virá emprestar um novo estímulo e um forte impulso ao temperamento da mulher pintora, em minha Pátria; e elle, animado pelo publico e pelos grandes nomes de ellite, sentirá toda a coragem de que o talento precisa para expandir-se em obras de artes”.

Pesquisa de César Cerqueira.
Texto de Flavio Cerqueira
Rio, julho de 2009.

MEDALHA DE BRONZE - SALÃO DE 1937

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